PUBLICIDADE

Crescimento da Frequência na Igreja da Inglaterra Atinge Quarto Ano, Mas Desafios Persistem Pós-Pandemia


LONDRES — A Igreja da Inglaterra (CoE) registra um quarto ano consecutivo de aumento na frequência aos cultos, um sinal de recuperação contínua após a pandemia, de acordo com as Estatísticas Anuais da Missão de 2024. No entanto, o relatório anual, divulgado recentemente, modera o otimismo ao indicar que os números totais permanecem abaixo dos níveis pré-pandemia e que o número de igrejas que diminuíram de tamanho superou o das que cresceram.

Os dados mostram que a Igreja contabilizou 1,009 milhão de fiéis regulares em 2024, um aumento de 0,6% em relação ao ano anterior. Este é o segundo ano consecutivo desde o início da pandemia em que a frequência regular ultrapassa a marca de um milhão.

Indicadores Chave de Crescimento

O crescimento é impulsionado principalmente pela recuperação na participação adulta:

  • Frequência Média de Domingo: Aumentou 1,5% para 581.000 pessoas de todas as idades em 2024.

  • Frequência Média Semanal: Subiu 1,6%, atingindo pouco mais de 702.000.

  • Frequência de Adultos: A frequência média semanal e dominical de pessoas com mais de 16 anos cresceu 1,8% em ambos os casos.

  • Batismos de Adultos e Jovens:

    • Adultos: 8.700 batismos em 2024, contra 7.800 no ano anterior.

    • Jovens (11-17 anos): 2.400 batismos, um aumento significativo em relação aos 2.100 de 2023.

    • Confirmações: Cresceram 5,3%, passando de 10.700 para 11.300.

“Em 2024, houve mais batismos de adultos do que em 2019. Como sempre acontece, as pessoas continuam a se converter e a encontrar acolhimento nas igrejas da Igreja da Inglaterra.” — Trecho do Relatório Anual da Missão.

O Contraste na Base

Apesar do aumento a nível nacional, o relatório admite que a recuperação pós-pandemia está desacelerando e destaca a heterogeneidade da situação nas 16.000 igrejas da CoE.

  • A variação de crescimento entre as paróquias é grande.

  • Entre 2019 e 2024, o número de igrejas que diminuíram foi maior do que o número das que cresceram.

    • Em aproximadamente 48% das igrejas, a frequência habitual e média (dominical e semanal) foi menor em 2024 do que no período pré-pandemia (2019).

    • Em contraste, aproximadamente 12% das igrejas registraram aumento em todas as métricas de frequência em 2024, em comparação com 2019.

Otimismo e Transformação Local

Líderes da Igreja veem os números como um encorajamento, particularmente o crescimento contínuo e o aumento de batismos.

O Bispo de Colchester, Roger Morris, expressou otimismo: “Nossas comunidades religiosas continuaram a trabalhar de forma criativa e entusiasmada para se recuperarem após a pandemia… Este relatório descreve alguns sinais extremamente positivos de crescimento, particularmente no alcance das igrejas às crianças e aos jovens, uma prioridade fundamental para a Igreja da Inglaterra.


Um exemplo de sucesso é a igreja de
São Miguel e Todos os Anjos em Runcorn, que celebrou seu maior batismo de todos os tempos em 2024, com 17 novos cristãos, e o maior número de confirmações em 20 anos.

A Bispa de Aston, Esther Prior, também compartilhou um testemunho de crescimento: “É profundamente comovente testemunhar vidas transformadas pela esperança do Evangelho, sinais de que a Igreja está viva e crescendo.” Ela mencionou ter confirmado a conversão de mais de 30 pessoas em apenas duas semanas.

Embora o relatório indique que a CoE está se aproximando de sua trajetória de crescimento projetada antes da pandemia, a análise sublinha a necessidade de continuar a nutrir o crescimento nas paróquias que lutam para recuperar os níveis de participação.


Fonte: christiantoday

Leia mais

PUBLICIDADE