PUBLICIDADE

Cristãos devem se preocupar com a aparência? piper dá sua visão

John Piper. (Foto: Reprodução/YouTube/Desiring God).

O pastor e autor John Piper ofereceu uma perspectiva sobre como os cristãos podem equilibrar a atenção com a imagem corporal sem cair na idolatria da própria aparência. A reflexão veio em resposta a uma pergunta enviada ao podcast “Ask Pastor John”. Um ouvinte questionou se seria pecado gostar da própria aparência enquanto mantém uma rotina saudável, e se notar mudanças no corpo seria algo errado.

Piper iniciou sua análise observando que a preocupação excessiva com a aparência é vista como problemática até mesmo por aqueles que não seguem os princípios religiosos. “Até o mundo sabe que há um problema com o tipo errado de amor por si mesmo e pela própria aparência. E sabemos que o mundo se sente assim porque criou a palavra narcisismo”, afirmou.

O pastor aconselhou os cristãos a desviarem o foco de si mesmos e direcionarem sua atenção para os outros. “Esteja presente como pessoa (na forma como você se veste, fala e age em público), interessada nos outros, em vez de se apresentar como uma aparência, preocupada com como você é visto”, disse ele, enfatizando que a preocupação maior deve ser com a saúde e a beleza interior, em vez da mera aparência física. “Vamos nos preocupar mais com a saúde, a beleza e a atratividade da nossa pessoa do que com o nosso corpo. Essa é a ênfase esmagadora da Bíblia”, completou.

Para Piper, a apresentação física de um cristão não deve ser um ponto de destaque, seja por extravagância ou por desleixo. “Vamos buscar se vestir, agir e falar em público de uma forma que não coloque obstáculos para outra pessoa em relação a Cristo, ao Evangelho ou à Igreja. E isso significa que deve ser evitada qualquer coisa que comunique: ‘Por favor, olhe para minha pele; por favor, olhe para minha forma’. Existem roupas que dizem: ‘Olhe para mim sexualmente’”, explicou.

Ele acrescentou que o objetivo de não ser um obstáculo também implica evitar o desleixo e a sujeira, prezando pela limpeza e arrumação. Além disso, aconselhou a evitar estilos que se destacam excessivamente, seja por serem muito modernos ou antiquados. “Simplesmente não queremos que nossa aparência física seja o problema, seja estilosa ou desleixada”, afirmou.

Citando o livro de Provérbios, Piper lembrou que a beleza deve ser acompanhada de modéstia, discrição, caráter e sabedoria. Ele exortou as mães a ensinarem isso às suas filhas, para que não sejam convencidas pelo mundo de que existe apenas uma maneira de serem atraentes.

Piper concluiu que cuidar do corpo e da saúde não é inerentemente errado, mas que todas as ações devem ser realizadas para a glória de Deus. “Faça seus exercícios, coma bem, se vista de forma simples e depois esqueça de si mesmo no serviço aos outros por causa de Jesus”, finalizou.

Fonte: guiame.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE